Nos acompanhe pelas Redes Sociais: Facebook, YouTube e Instagram - paroquiasaopedrotriunfo

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

ACONTECEU


Visita de Dom Edney a Capela de São Paulo Apóstolo na Piteira.




A comunidade da Piteira, uma das Capelas que fazem parte da Igreja Matriz de São Pedro em Triunfo, viveu em 23/8 /2018 um momento marcante: a primeira visita e Santa Missa com o Bispo na nova edificação da Capela São Paulo Apóstolo. Estiveram presentes os Diáconos Cesar de S. Lines, administrador e responsável local e colaborador direto, e Aurecir Júnior. Ao adentrar a construção e admirar sua beleza e singeleza, Dom Edney disse que "a Igreja é constituída pelo povo de Deus e seus ministros".
Em sua saudação inicial, bem como na partilha da Palavra, o Epíscopo explicou que, embora a atividade não se trata da inauguração solene do templo, "é motivo de ação de graças por ser a primeira Missa a ser celebrada. A comunidade se reúne com o Bispo para esta ação de graças por todo trabalho realizado, expressão da fé e amor de uma comunidade. A Igreja cresceu".
Para o Diácono Permanente Cesar Lines, a visita de Dom Edney à nova edificação, fortalece a fé e ratifica a união e carinho do povo para com o seu Pastor e Pai. Por sua vez, sua Excelência agradeceu o empenho com que o referido responsável vem empregando na dinamização dos trabalhos pastorais.


Veja a matéria no site da Diocese:


sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Site da Diocese



Diocese de Nova Friburgo

CURTA a nossa página no facebook



CURTA a página da Paróquia São Pedro de Triunfo no Facebook.



https://pt-br.facebook.com/pages/category/Catholic-Church/Paroquia-S%C3%A3o-Pedro-Triunfo-RJ-536267193100652/

http://www.diocesenf.org.br/index.php/fale-conoslco/3640-diaconos-permanentes-participam-de-retiro-com-a-presenca-de-dom-edney

Administrador Paroquial



Diác. CESAR DE SOUZA LINES

Diácono Permanente


Ordenado em: 09/03/2001

Lema Ministério: "Um só rebanho Um só Pastor"

Bispo Ordenante: Dom Fr. Alano Maria Pena, OP

Trabalhos Pastorais:

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Conceição de Macabu RJ;
Paróquia Santa Maria Madalena;
Paróquia São Pedro - Triunfo RJ.

Endereço: Av. Francisco Inácio da Silva,25 - Santo Antonio do Imbé
CEP: 28770-000 - Santa Maria Madalena - RJ


Quem somos



PARÓQUIA SÃO PEDRO DE TRIUNFO
Diocese de Nova Friburgo
Vicariato Litoral
Forania III


Endereço: Rua São Pedro, s/nº - Triunfo
CEP: 28779-000 - Santa Maria Madalena - RJ
Telefone: (22) 2561-2019
Site: https://paroquiasaopedrotriunforj.blogspot.com/
E-mail: saopedroparoquia1@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/ParoquiaSaoPedroTriunfo/




Paróquia São Pedro de Triunfo, Criada a 24 de maio de 2008, dia de Nossa Senhora Auxiliadora, pelo Exmo Sr. Bispo Diocesano Dom Rafael Liano Cifuentes, que deu posse ao Pe. Jorge Pereira Moreira, como Primeiro Pároco. Hoje a Paróquia é coordenada pelo Diácono Permanente Cesar de S. Lines. A Paróquia é composta por:


Capelas:


01 - Nossa Senhora Aparecida - Agulha dos Leais;

02 - Bom Jesus do Matozinhos - Sossego do Imbé;

03 - São João Batista - Osório Bersot;

04 - São Paulo Apóstolo – Bairro Piteira em Conceição de Macabu RJ;

05 - Sant'Ana – Paciência em Campos dos Goytacazes RJ;

06 - Santo Antônio - Santo Antônio do Imbé;


Ponto de Celebração:


07 – Gruta de Nossa Senhora Aparecida – Bairro Chapa-quente em Triunfo.




Linda História de fé da Comunidade de Triunfo RJ




Primeira Capela de São Pedro

Como tudo começou...

A Paróquia de São Pedro em Triunfo, Criada a 24 de maio de 2008, dia de Nossa Senhora Auxiliadora, pelo Exmo Sr. Bispo Diocesano Dom Rafael Liano Cifuentes, que deu posse ao Pe. Jorge Pereira Moreira, como Primeiro Pároco. Mas este é um dos últimos capítulos de nossa História que afinal começou a ser escrita a mais de cem anos.

Procissão de São Pedro

Trata-se que por volta do ano de 1882, um surto febril atacou a localidade de Triunfo, que na época chamava-se Itapuá, nome dado por seus primeiros habitantes os índios Goytacazes. Itapuá, na língua indígena, queria dizer "Pedra Pontuda", referencia a geografia da localidade, um vale cercado por altas montanhas rochosas.

Por estar aos pés da Região Serrana, a localidade teve uma grande importância política e econômica para a região. era local estratégico para armazenamento de grãos como o café. Segundo pesquisadores, Itapuá foi tão importante para a região que na época, o então Governador ( Presidente da Província) visitou a localidade e não a sede do município que é Santa Maria Madalena. O governador visitou a localidade para tratar de assuntos de grande interesse de políticos e fazendeiros da região. Assuntos como a expansão da via férrea, obras que facilitariam a escoação agrícola.

Neste mesmo período, um surto febril conhecido como "Febre Perniciosa" (Febre Amarela), e Quebra-Ossos" (Dengue) assolaram a localidade e por conta da falta de recursos as doenças matavam em até 24 horas. As autoridades locais fizeram de tudo para esconder do ilustre visitante a gravidade da doenças, embora em função de muitas vítima fatais logo a notícia do suro chegou a Capital do Estado.



O trem chegou a Itapuá só no ano de 1891, tempo suficiente para haver um forte abalo econômico, muito trabalhadores da ferrovia assutados abandonaram o trabalho e voltaram para suas terras. A doença de fato não dava tréguas, não escolhia vítimas, por isso,  médicos de gabarito do Rio de Janeiro foram enviados a Itapuá, embora poucos permanecessem diante de tantos riscos e dificuldades.
Procissão de São Pedro

Eis que nesta época surge uma das mais misteriosas personagens de nossa História, uma mulher, chamava-se Maria, não se tem registros completos sobre ela, não se sabe ao certo seu sobre nome, alguns moradores mais antigos fazem referência e esta personagem como sendo uma portuguesa, outros ainda dizem ser uma personagem com base mais concreta, dizem ser Espanhola, "Maria Espanhola".

Segundo relatos, esta personagem, "Maria", espanhola ou portuguesa, realizava orações junto aos doentes, organizava todos os ritos religiosos Católicos como novenas, procissões, etc.
Apesar dos esforços dos poucos e corajosos médicos que permaneceram e da fé do povo, a doenças dizimava sem dó a população de Itapuá.

Foi então que acontece um dos fatos mais importantes da história de nossa localidade, conta-se que em uma das orações em uma humilde casa, "Maria" apavorada com as más notícias que não paravam de chegar pega um folheto de seu santo de devoção (São Pedro), ajoelha-se e pediu ao Santo que rogasse a deus por aquele povo tão sofrido, e que se aquela doença dali se fosse, ela juntamente com o povo ergueria uma capela para abrigar a imagem do Santo que buscaria para ser o simbolo daquele "Triunfo".

Como era a Barraquinha(quermesse) para angariar fundos para a Festa,
como acontece até hoje.
Como em um passe de mágica em menos de 24 horas a doença desapareceu de Iatapuá e obediente a sua promessa, Maria organizou a construção da capela e rapidamente viajou só voltando após encontrar a imagem de São Pedro.
E até hoje a comissão festeira mantem viva a promessa de "Maria", durante o Primeiro semestre de cada ano realizando as "Barraquinhas de São Pedro" (quermesses), onde doações de populares alegram as noites de sábado afins de arrecadar fundos para a realização dos festejos do Santo Padroeiro.

Portanto, nos dias 27, 28, e 29 de Junho de cada ano acontece a Festa de São Pedro em Itapuá, ou melhor, Triunfo, São Pedro do Triunfo, nome atribuído a vitória do santo sobre as trevas.
Quanto a dona Maria, sai de nossa História do mesmo jeito em que entrou, ninguém sabe ainda que fim levou esta mulher tão importante de nossa História, talvez ela fosse um anjo enviado por Deus neste momento tão penoso de nosso passado.

Paróquia de São Pedro atualmente
Hoje Triunfo não tem mais a "Maria", mas para dar continuidade a Promessa contamos com a dedicação e a fé de muitas pessoas que mantém viva esta belíssima Missão, desta misteriosa mulher que se fundiu com a história de Triunfo, nos emocionando até hoje em uma das mais tradicionais e belas festas da Região, a Festa em honra e glória ao Padroeiro São Pedro em Triunfo RJ.


Triunfo, O Início de uma Tradição

Baseado em fato real. Um surto de febre amarela dizimava a população de Itapoá. Foi quando apareceu uma mulher misteriosa chamada Maria, que fez uma promessa para São Pedro, pedindo ao santo que acabasse com o sofrimento das pessoas. Em troca, ela prometeu erguer uma capela em homenagem a São Pedro. O pagamento da promessa, porém, esbarrou nos interesses de um fazendeiro.


Vídeo produzido na terceira edição do projeto Revelando os Brasis do Ministério da Cultura e do Instituto Marlin Azul.

Clique no link abaixo e veja o Video:










Glorioso Padroeiro São Pedro

Segundo a Bíblia Sagrada, antes de ser batizado, Pedro se chamava Simão e trabalhava como pescador.
Um dia Jesus pediu sua barca para falar a uma multidão de pessoas, na Galileia. Após voltar, disse a Pedro que pescasse em mar mais profundo. Como Pedro acreditava nas palavras de Jesus, tentou uma nova pesca, sendo abençoado com uma grande quantidade de peixes.

Após o batismo seu nome foi trocado, escolhido por Jesus, como Kepha, de origem aramaica, que significa pedra, rocha. Traduzindo-o para o grego ou para o latim, temos petrus, o mesmo que Pedro.
Simão tinha o sonho de seguir os ensinamentos de Jesus, tornando-se um de seus apóstolos mais importantes. Ao fazer a escolha, Jesus disse: "És Pedro! E sobre esta rocha construirei minha Igreja".
Escolhido como o líder dos apóstolos, criou mais tarde a comunidade cristã de Roma, vindo a se tornar o primeiro Papa da Igreja Católica.

Na nossa comunidade da Paróquia de São Pedro de Triunfo, no dia do nosso Glorioso Padroeiro São Pedro em 29 de junho, é feita uma tradicional comemoração com uma grande festa. Nesta , acontecem várias queimas de fogos com danças e muitas comidas típicas, além de Santa Missa, uma linda Procissão onde os fiéis devotos tem o seu maior momento de fé católica . 

Maria passa na frente.



Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. 
Bendita és tu entre as mulheres, Bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. 
Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. 
Amém!

Participe da palavra e comunhão com Deus


Santa Missa e Celebrações na Paróquia:
Aos domingos as 10:30 e as 19:00 horas
Na primeira sexta-feira do mês as 19:00 horas

Mês da Bíblia


O mês de setembro, para nós católicos do Brasil é o mês dedicado à Bíblia, isso desde 1971. Mas desde 1947, se comemora o Dia da Bíblia no ultimo domingo de setembro. O mês de setembro foi escolhido como mês da Bíblia porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu em 340 e faleceu em 420 dC).
São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja. Hoje a Bíblia é o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e está em quase todas as casas, talvez nem fazemos ideia, mas a Bíblia é o livro mais vendido, distribuído e impresso em toda a história da humanidade.
A Bíblia – Palavra de Deus – é o fruto da comunicação entre Deus que se revela e a pessoa que acolhe e responde à revelação. Por isso a Bíblia é formada por histórias de um povo, o Povo de Deus, que teve o dom de interpretar sua realidade à luz da presença de Deus e compreender que a vida é um projeto de amor que parte de Deus e volta para Ele.
 Nesse mês da Bíblia somos convidados a estudar e refletir sobre esse maravilhoso livro que têm tanto a nos revelar e instruir.

Seja um Dizimista


O dízimo é uma doação regular e proporcional aos rendimentos do fiel, que todo batizado deve assumir. É uma forma concreta que o cristão tem para manifestar a sua fé em Deus e o seu amor ao próximo, pois é por meio dele que a Igreja se mantém em atividade, sustenta seus trabalhos de evangelização e realiza muitas obras de caridade e assistência aos menos favorecidos. Pelo dízimo, podemos viver as três virtudes mais importantes para todo cristão: a fé, a esperança e o amor-caridade, que nos levam mais perto de Deus. 
O dízimo é um compromisso. Representa a nossa vontade de colaborar, de verdade, com o Projeto Divino neste mundo.
A experiência pastoral comprova: aqueles que, confiantes na Providência Divina, optaram pelo dízimo integral, isto é, pela doação dos 10% de tudo o que ganham, não se arrependeram nem sentiram falta em seus orçamentos: ao contrário, muitos dizimistas dão o seu testemunho: depois que passaram a contribuir com a Igreja e a comunidade dessa maneira, passaram a se sentir especialmente abençoados: Deus não desampara os que nele confiam.

Mas isso não quer dizer que devemos dar o dízimo esperando "ganhar em dobro", nem receber algo em troca, como se pudéssemos barganhar com Deus. Aqueles que ensinam tais coisas nada entendem de cristianismo, não compreendem o contexto bíblico e menos ainda o significado de partilha, tão presente na Igreja primitiva. 

Jesus Cristo diz que há mais bem-aventurança em dar do que em receber (At 20, 35). Dar pensando no que se receberá de volta, portanto, não é dar, é negociar, é trocar, é barganhar. Só é possível dar, no sentido cristão, quando não se espera nada em troca.

É bom encontrar as igrejas limpas, bem equipadas, com tudo funcionando bem... Mas, infelizmente, muitos se esquecem de que, para isso, todos precisam colaborar! Somos a Família do Senhor, e cada templo da Igreja é uma casa de todos nós. A Igreja conta com o seu desejo de viver em Cristo, de assumir de fato o papel e a missão de ser, junto com seus irmãos de fé, membro de um mesmo Corpo: aceite o chamado de nosso Pai Eterno e diga sim ao compromisso de levar adiante os trabalhos evangelizadores de nossa paróquia. Informe-se sobre como se tornar um dizimista e faça bem a sua parte.

“Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama a quem dá com alegria.” (2Cor 9,7)

Setembro Amarelo


Campanha Setembro Amarelo: falar é a melhor solução. 

A ideia é promover o debate sobre suicídio. Durante todo o mês de setembro, é comum ver espaços públicos e privados decorados e/ou iluminados com a cor amarela. Esta iniciativa é para chamar a atenção para o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, celebrado no dia 10 de setembro, e se prolonga por todo o mês.

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Tríduo de Nossa Senhora Aparecida


Participe do Tríduo de Nossa Senhora Aparecida, nos dia 09, 10 e 11 de outubro de 2018, na Capela de Nossa Senhora Aparecida no bairro Chapa-Quente, em Triunfo RJ.

Siga-nos no Instagram

Curta no Facebook

CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK


Curta no Facebook