Nos acompanhe pelas Redes Sociais: Facebook, YouTube e Instagram - paroquiasaopedrotriunfo

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Linda História de fé da Comunidade de Triunfo RJ




Primeira Capela de São Pedro

Como tudo começou...

A Paróquia de São Pedro em Triunfo, Criada a 24 de maio de 2008, dia de Nossa Senhora Auxiliadora, pelo Exmo Sr. Bispo Diocesano Dom Rafael Liano Cifuentes, que deu posse ao Pe. Jorge Pereira Moreira, como Primeiro Pároco. Mas este é um dos últimos capítulos de nossa História que afinal começou a ser escrita a mais de cem anos.

Procissão de São Pedro

Trata-se que por volta do ano de 1882, um surto febril atacou a localidade de Triunfo, que na época chamava-se Itapuá, nome dado por seus primeiros habitantes os índios Goytacazes. Itapuá, na língua indígena, queria dizer "Pedra Pontuda", referencia a geografia da localidade, um vale cercado por altas montanhas rochosas.

Por estar aos pés da Região Serrana, a localidade teve uma grande importância política e econômica para a região. era local estratégico para armazenamento de grãos como o café. Segundo pesquisadores, Itapuá foi tão importante para a região que na época, o então Governador ( Presidente da Província) visitou a localidade e não a sede do município que é Santa Maria Madalena. O governador visitou a localidade para tratar de assuntos de grande interesse de políticos e fazendeiros da região. Assuntos como a expansão da via férrea, obras que facilitariam a escoação agrícola.

Neste mesmo período, um surto febril conhecido como "Febre Perniciosa" (Febre Amarela), e Quebra-Ossos" (Dengue) assolaram a localidade e por conta da falta de recursos as doenças matavam em até 24 horas. As autoridades locais fizeram de tudo para esconder do ilustre visitante a gravidade da doenças, embora em função de muitas vítima fatais logo a notícia do suro chegou a Capital do Estado.



O trem chegou a Itapuá só no ano de 1891, tempo suficiente para haver um forte abalo econômico, muito trabalhadores da ferrovia assutados abandonaram o trabalho e voltaram para suas terras. A doença de fato não dava tréguas, não escolhia vítimas, por isso,  médicos de gabarito do Rio de Janeiro foram enviados a Itapuá, embora poucos permanecessem diante de tantos riscos e dificuldades.
Procissão de São Pedro

Eis que nesta época surge uma das mais misteriosas personagens de nossa História, uma mulher, chamava-se Maria, não se tem registros completos sobre ela, não se sabe ao certo seu sobre nome, alguns moradores mais antigos fazem referência e esta personagem como sendo uma portuguesa, outros ainda dizem ser uma personagem com base mais concreta, dizem ser Espanhola, "Maria Espanhola".

Segundo relatos, esta personagem, "Maria", espanhola ou portuguesa, realizava orações junto aos doentes, organizava todos os ritos religiosos Católicos como novenas, procissões, etc.
Apesar dos esforços dos poucos e corajosos médicos que permaneceram e da fé do povo, a doenças dizimava sem dó a população de Itapuá.

Foi então que acontece um dos fatos mais importantes da história de nossa localidade, conta-se que em uma das orações em uma humilde casa, "Maria" apavorada com as más notícias que não paravam de chegar pega um folheto de seu santo de devoção (São Pedro), ajoelha-se e pediu ao Santo que rogasse a deus por aquele povo tão sofrido, e que se aquela doença dali se fosse, ela juntamente com o povo ergueria uma capela para abrigar a imagem do Santo que buscaria para ser o simbolo daquele "Triunfo".

Como era a Barraquinha(quermesse) para angariar fundos para a Festa,
como acontece até hoje.
Como em um passe de mágica em menos de 24 horas a doença desapareceu de Iatapuá e obediente a sua promessa, Maria organizou a construção da capela e rapidamente viajou só voltando após encontrar a imagem de São Pedro.
E até hoje a comissão festeira mantem viva a promessa de "Maria", durante o Primeiro semestre de cada ano realizando as "Barraquinhas de São Pedro" (quermesses), onde doações de populares alegram as noites de sábado afins de arrecadar fundos para a realização dos festejos do Santo Padroeiro.

Portanto, nos dias 27, 28, e 29 de Junho de cada ano acontece a Festa de São Pedro em Itapuá, ou melhor, Triunfo, São Pedro do Triunfo, nome atribuído a vitória do santo sobre as trevas.
Quanto a dona Maria, sai de nossa História do mesmo jeito em que entrou, ninguém sabe ainda que fim levou esta mulher tão importante de nossa História, talvez ela fosse um anjo enviado por Deus neste momento tão penoso de nosso passado.

Paróquia de São Pedro atualmente
Hoje Triunfo não tem mais a "Maria", mas para dar continuidade a Promessa contamos com a dedicação e a fé de muitas pessoas que mantém viva esta belíssima Missão, desta misteriosa mulher que se fundiu com a história de Triunfo, nos emocionando até hoje em uma das mais tradicionais e belas festas da Região, a Festa em honra e glória ao Padroeiro São Pedro em Triunfo RJ.


Triunfo, O Início de uma Tradição

Baseado em fato real. Um surto de febre amarela dizimava a população de Itapoá. Foi quando apareceu uma mulher misteriosa chamada Maria, que fez uma promessa para São Pedro, pedindo ao santo que acabasse com o sofrimento das pessoas. Em troca, ela prometeu erguer uma capela em homenagem a São Pedro. O pagamento da promessa, porém, esbarrou nos interesses de um fazendeiro.


Vídeo produzido na terceira edição do projeto Revelando os Brasis do Ministério da Cultura e do Instituto Marlin Azul.

Clique no link abaixo e veja o Video:










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga-nos no Instagram

Curta no Facebook

CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK


Curta no Facebook