Nos acompanhe pelas Redes Sociais: Facebook, YouTube e Instagram - paroquiasaopedrotriunfo

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Agradecimento da CNBB a Dom Edney Gouvêa Mattoso

Agradecimento da CNBB a Dom Edney Gouvêa Mattoso



Leia abaixo a íntegra da carta de agradecimento que a CNBB divulgou em seu site a Dom Edney Gouvêa Mattoso.

Brasília-DF, 22 de janeiro de 2020
Estimado irmão, Dom Edney Gouvea Mattoso, saúde e paz!
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB manifesta agradecimento a Deus por sua trajetória episcopal ao lado do povo do Rio de Janeiro e especialmente na diocese de Nova Friburgo. Neste novo ciclo de emeritude, rogamos a Deus que seja um tempo de graças em sua vida.
É grande nossa gratidão ao recordar a sua contribuição para a caminhada da Igreja no Brasil, especialmente no Regional Leste 1 da CNBB onde exerceu a animação de vários serviços. Neste tempo em que se celebra a memória de São Sebastião, padroeiro da arquidiocese do Rio de Janeiro, a CNBB expressa gratidão por sua entrega à vontade de Deus, como está expresso em seu lema episcopal “Seja feita a tua vontade” e a doação às igrejas particulares do Rio de Janeiro e de Nova Friburgo.
Do Papa Francisco, destacamos as palavras proferidas em celebração na Casa Santa Marta, no dia 21 de janeiro deste ano, para quem ser bispo é um dom gratuito do Senhor. A Santidade, reforçou o Santo Padre, consiste justamente em “custodiar” este dom recebido gratuitamente e não por nossos méritos.
Rogamos a proteção de São Sebastião, nesta prece cheia de gratidão.
Em Cristo,
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB
Fonte: Site CNBB e Diocese de Nova Friburgo

Papa aceita renuncia de Dom Edney

Papa aceita renúncia de Dom Edney e nomeia Administrador Apostólico

O Papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, 22 de janeiro, o pedido de renúncia apresentado por Dom Edney Gouvêa Mattoso ao governo pastoral da Diocese de Nova Friburgo (RJ). Dom Edney estava na Diocese desde sua posse canônica realizada em 13 de março de 2010.
Com a renúncia de Dom Edney, o Papa Francisco designou Dom Paulo Antonio De Conto, Bispo Emérito de Montenegro, como Administrador Apostólico da Diocese de Nova Friburgo.
Dom Paulo assumirá o governo da Igreja particular de Nova Friburgo até que o Santo Padre nomeie novo Bispo Diocesano. Tomará posse como Administrador Apostólico da Diocese, em reunião na Cúria Diocesana, na presença do Colégio de Consultores, dia 31 de janeiro.
A Missa de apresentação ao povo de Deus será dia 9 de fevereiro, às 10h, na Catedral de São João Batista. Todos estão convidados!
Biografia de Dom Paulo Antonio De Conto
Dom Paulo Antônio De Conto nasceu em 12 de outubro de 1942, em Jacarezinho, Encantado/RS, sendo o quarto dos 12 filhos do casal Rosina Francisca Pretto De Conto e Pio Luiz De Conto.
Aos seis anos de idade o menino Paulo começou seus estudos, em uma escola da comunidade, ao lado da Igreja. Estudou lá até os 11 anos, quando ingressou no Seminário em Arroio do Meio, permanecendo até concluir o ensino fundamental. Depois, foi para o Seminário de Gravataí, onde cursou o ginásio e o científico. Então, durante sete anos, esteve em Viamão, onde fez as faculdades de Filosofia e Teologia, dentro do seminário. Depois de ordenado padre, Dom Paulo começou sua atuação pastoral em Rio Pardo, como vigário paroquial, foi pároco em Pantano Grande, pároco da Paróquia da Conceição, em Santa Cruz do Sul, pároco na catedral de Santa Cruz do Sul, reitor do seminário maior da Diocese de Santa Cruz, em Porto Alegre e Vigário geral da Diocese de Santa Cruz. Em 1991, foi nomeado bispo da Diocese de Cáceres, no Mato Grosso.
Dom Paulo foi ordenado bispo em 15 de setembro de 1991 e logo depois tomou posse da Diocese de São Luís de Cáceres, no Mato Grosso, onde ficou durante sete anos, quando foi transferido para Criciúma/SC, para ser o primeiro bispo daquela Diocese. Lá permaneceu por 10 anos. Em 2008, foi novamente transferido para ser o primeiro bispo da Diocese de Montenegro, recém-instalada. Em julho de 2015 foi nomeado pelo papa Francisco para ser administrador apostólico da Arquidiocese de Passo Fundo/RS, cargo que desempenhou durante 6 meses, concomitantemente à Diocese de Montenegro.
. Nascimento: 12/10/1942
. Ordenação Presbiteral: 13/07/1968
. Consagração Episcopal: 15/09/1991
. Lema Episcopal: “Mihi Vivere Christus” – “O meu viver é Cristo” (Fl 1, 21)
Fonte: Diocese de Montenegro e Diocese de Nova Friburgo



Simpósio Diocesano do Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração promoverá um Simpósio Diocesano de formação e evangelização, com o tema "Formando apóstolos para evangelizar", no dia 8 de fevereiro, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no Carmo. O evento será aberto a todos. 


Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (22)99906-1716 ou pelo e-mail: ledaamaral88@yahoo.com.br.

Mensagem de acolhida ao Administrador Apostólico


Nova Friburgo, 22 de janeiro de 2020

Prezado, D. Paulo Antônio de Conto:

A Diocese de Nova Friburgo deseja manifestar e reafirmar sua filial adesão ao Pontificado do Santo Padre, o Papa Francisco, com abertura de coração e disponibilidade reverente para acolher aquele que hoje ele nos concede como Administrador Apostólico. Demonstração de sua paterna solicitude, aprouve-lhe conceder-nos um auxílio fraterno, enquanto aguardamos a nomeação de nosso quinto bispo diocesano, empenhados em edificar o Reino de Deus, alicerçados em Jesus e unidos como irmãos.
Suplicamos ao Bom Deus que nos conceda, neste tempo, aprofundar a compreensão daquilo que nos diz a Carta ao Filipenses que o senhor assumiu como lema episcopal: “Mihi viver Christus!” (Meu viver é Cristo [Fl 1, 21]). De fato, o próprio Papa Francisco nos ensina que “«fazer a unidade da Igreja, construir a Igreja, este templo, esta unidade da Igreja, é a tarefa de cada cristão. [...] [E] a pedra angular da Igreja é Jesus, e a pedra angular da unidade da Igreja é a oração de Jesus na última ceia: Pai, para que sejam um». Sem esta pedra não há unidade: Ele é a nossa segurança” (L'Osservatore Romano, ed. em português, n. 44 de 30 de outubro de 2014).
Em seus três Vicariatos – dispostos em sessenta Paróquias e presentes em dezenove Municípios – a nossa Diocese, através das distintas dimensões pastorais, se compromete a seguir, com dedicação cotidiana, os passos do Senhor, a fim de que todos tenham um encontro pessoal com Ele e sejam “Discípulos e Missionários de Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, para que nossos povos tenham vida n’Ele”.
Desde já rezamos pelo ministério e vida do senhor, pedindo ao Pai providente que nos conceda, a todos, tempo de verdadeiro progresso espiritual e maior intimidade com Jesus. Que a Virgem Imaculada, nossa Padroeira, recompense a dedicação e disponibilidade do senhor e interceda e acompanhe nossos projetos de uma Nova e eficaz Evangelização, para a maior honra e glória de Deus.

Afetuosamente,

Diocese de Nova Friburgo

Agradecimento ao Bispo Emérito


Nova Friburgo, 22 de janeiro de 2020

Prezado D. Edney,

Tendo o Santo Padre Francisco aceito a sua renúncia ao governo pastoral de nossa Diocese, nos cabe umas palavras de agradecimento por estes dez anos incompletos entre nós.
Esta gratidão surge de nossa memória a partir das inúmeras experiências vividas ao longo de seu pastoreio e do desejo de um fecundo novo momento de sua entrega a Deus e a Sua Santa vontade.
Obrigado pela pronta e generosa disponibilidade ao aceitar o chamado da Igreja para suceder ao saudoso D. Rafael Cifuentes, em 2010. Obrigado pelo ministério episcopal marcado pela verdade e pautado por um ardor pastoral com grande amor à Igreja.
Obrigado pelos passos certos em momentos algumas vezes incertos, e pelas inúmeras visitas às Paróquias com suas Capelas.
Junto à gratidão também apresentamos o pedido de perdão pelas nossas limitações e fraquezas ou, porventura, falta de comunhão.
Desejamos que a graça de Deus lhe acompanhe nesta nova etapa de sua vida. O ministério que a Igreja lhe concedeu é um tesouro que nunca deixará de ser sustentado pela força do Alto.
Conte com as orações da Igreja, em especial desta igreja particular que lhe confia à Imaculada Conceição, nossa padroeira, para que ela faça e interceda para consigo as mesmas palavras que sempre nos dirigia: “que Deus lhe abençoe e proteja”!

Afetuosamente,

Diocesanos de Nova Friburgo

Siga-nos no Instagram

Curta no Facebook

CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK


Curta no Facebook